Aqui você encontra dois caminhos para lidar com a complexidade de ser humano: as sessões de psicoterapia (que lidam com dilemas mais pungentes) e as sessões de apoio ao autoconhecimento (que oferecem um espaço de reflexão e experimentação sobre a vida). Ambas têm por base a formação em psicologia junguiana e em técnicas de educação somática que fazem parte do repertório de Ricardo Barretto, educador, psicoterapeuta e comunicólogo.
Sessões de psicoterapia convencional têm como fundamento a fala e o pensamento. Ambos são recursos corporais importantes, porém constituem apenas parte de um conjunto de potências que incluem propriocepção, interocepção, exterocepção, imaginação, criatividade, anatomia vivencial, movimento… diferentes modos do corpo estar no mundo que a todo tempo revelam conteúdos conscientes e inconscientes. Bem como ajudam na elaboração simbólica que cria sentidos, estabelece outras qualidades de afeto e reorganiza a relação com o ambiente.
Essa abordagem ecossomatoafetiva que Ricardo Barretto traz para a psicoterapia mistura diálogo e práticas corporais para você lidar com questões como identidade, padrões, inseguranças, ansiedade, relações, expectativas etc. Esse trabalho se fundamenta no conceito da neurociência, trazido por Antonio Damasio, de que a mente não é apenas o cérebro e o pensamento racional. A mente é um fenômeno do corpo integrado. Referência que também faz parte dos princípios da psicologia analítica de Carl Gustav Jung, que defendia a psique e o corpo como parte de uma totalidade, que engloba até os afetos e o ambiente. Por isso, seu autoconhecimento demanda reflexão e também estímulo corporal e sensibilização para as conexões com seu entorno.
Como funciona? A sessão começa com uma conversa. A partir do que você relata, são propostos estímulos para aprofundar sua percepção. Ex: respiração, toque terapêutico, práticas sensoriais, anatomia experiencial etc. Isso gera uma conexão corpo e mente que altera como você reconhece o aqui e agora. E te possibilita encarar de outro modo seus desafios, potências e caminhos de transformação. As sessões duram entre 45min e 1h30 e podem ser online ou presenciais (melhor). No caso da sessão de autoconhecimento, ela pode ser feita avulsa, quando você sentir necessidade. Mas o trabalho ganha mais força quando é contínuo, semanal.

Esse trabalho é realizado por Ricardo Barretto, fundador de O Corpo Conecta, e une concepções de Psicologia Analítica, Comunicação, Educação Transformadora, Técnicas Somáticas e Body-Mind Centering® e Ecologia para desenhar trajetórias de cuidado e autoconhecimento com cada cliente.
Disponível sessões presenciais ou on-line.
Para marcar a sua ou saber mais, entre em contato (11.99225.2385)
Conheça também a versão para casais desse trabalho:
Reconexões de Corpo e Movimento para Casais.


